NOTÍCIA - Vencendo a Timidez
É normal as crianças ficarem mais tímidas quando estão diante de situações novas e, principalmente, quando estão com pessoas que elas não conhecem. Apesar disso, nem toda criança tímida será um adulto tímido.
O que os pais podem fazer para ajudar o filho a vencer a timidez é adotar algumas estratégias simples que podem alcançar bons resultados, tais como:

1. Levar a criança para conhecer a escola que vai frequentar antes do início das aulas pode ajudar a diminuir a ansiedade, fazendo com que a criança se sinta mais confiante e tenha coragem de falar com os amiguinhos. Uma boa ideia é matricular a criança na mesma escola de alguém que ela goste, como um vizinho ou parente, por exemplo.

2. Conversar olhando nos olhos, quando os pais conversam com os filhos sempre olhando nos olhos as crianças tendem a repetir este comportamento com os outros.

3. Não ficar dizendo que a criança é tímida na frente dela, ou dizer frases do tipo: “O gato comeu sua língua?”, “Para de ser bicho do mato!”. Engana-se quem pensa que ao dizer frases como essas está fazendo bem para os pequenos que são tímidos. Ao contrário: ao expor a timidez, a insegurança e o medo só aumentam.

4. Sempre que a criança se soltar mais e se mostrar menos tímida, valorize seu esforço e dê um sorriso, um abraço ou então diga algo como 'muito bem'.

5. Não expor a criança a situações que ela não gosta. Ao forçar a criança a ter que dançar na escola, por exemplo, pode aumentar a ansiedade que ela sente e ela pode até mesmo começar a chorar por ter vergonha e por estar se sentindo ameaçada.

6. Os pais devem evitar responder pelas crianças porque com este comportamento elas não são estimuladas a vencer seus medos e aflições e a ganharem coragem para falar.

7. Não fazer comparações com outras crianças. Comparações são desrespeitosas em qualquer circunstância. Todo mundo tem que ser amado pelo que é.


Fonte: Tua Saúde e Bebe.com.br
 

Rua Carlos Bataglini, 112 | Bairro São Roque | Laranjal Paulista/SP | Tel: (15) 3383-9600 | Fax: (15) 3383.9606 | Email: sac@divertoys.com.br